Angola e França analisam cooperação

1 Março 2018 | Economia

Angola e França analisam cooperação

A cooperação entre Angola e França foi analisada nesta quinta-feira, na capital angolana, durante uma audiência que o Presidente da República, João Lourenço, concedeu ao ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Yves Le Drian.

O chefe da diplomacia francesa, que não concedeu entrevista à imprensa no final da audiência, chegou na madrugada desta quinta-feira à Luanda, para uma visita de trabalho de 24 horas, no quadro do reforço da cooperação bilateral.

As relações diplomáticas entre Angola e a França foram estabelecidas em Fevereiro de 1976, depois de os franceses terem reconhecido a independência de Angola, proclamada a 11 de Novembro de 1975, mas somente em 1982 se criaram as bases para o reforço da cooperação bilateral, com a assinatura do Acordo Geral de Cooperação.

A cooperação desenvolve-se nas áreas da saúde, águas, saneamento básico, ensino superior, formação de quadros, ciência e tecnologia, dos petróleos, transportes, comércio, indústria e das telecomunicações.

Os anos de 2014 e 2015 marcaram uma nova era no desenvolvimento das relações entre os dois estados, na sequência de visitas recíprocas dos então Chefes de Estado de Angola e da França, respectivamente José Eduardo dos Santos e François Hollande.

 


}