Dois Angolanos entre os Jovens Talentos Científicos Africanos

9 Dezembro 2020 | Economia | Embaixada da França em Angola

Dois Angolanos entre os Jovens Talentos Científicos Africanos

A França decidiu valorizar as culturas do continente Africano em 2020 ao dedicar à África a época cultural Africa 2020, que será realizado em França de 1 de Dezembro de 2020 até meados de Julho de 2021. O evento é organizado pelo Instituto Francês, operador do Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros. Neste contexto, “Universcience”, a instituição que congrega a Cidade das Ciências e da Indústria e o Palácio da descoberta em Paris, entre os maiores centros de ciências europeus, previu dedicar uma parte da sua programação à África. Essa confrontação estimulante com jovens científicos africanos, e a iniciação de novas parcerias em África representa uma oportunidade gratificante de diálogo para todo o estabelecimento.

 

O projecto de residência « jovens talentos científicos africanos» integra o programa oficial da época. Este evento consiste em vários momentos marcantes : duas primeiras fases em linha de preparação a 8 de Dezembro de 2020 e em Fevereiro de 2021 para realizar um primeiro contacto com o grupo e uma colocação em rede, e partilhar uma reflexão geral sobre a mediação científica em França e em África, seguido de um encontro físico na praça da Cidade das ciências e da Indústria em Maio de 2021 para descobrir o local e os know-how da “Universcience” e trocar impressões sobre os assuntos de investigação dos participantes.

 

Dois jovens perfis promissores irão representar a bandeira de Angola durante este evento internacional: a Érica Tavares, estudante em Mestrado de Ecologia e Evolução e co-fundadora de EcoAngola, um projecto filantrópico em busca de soluções para ajudar a resolver a presente crise ambiental e social em Angola, e o André Sinela, considerado como um dos mais jovens doutores angolanos depois de ter preparado uma tese em química na universidade Montpellier SupAgro, nomeadamente com uma bolsa de estudo concedida pelo Governo francês.

 

O evento, apoiado e promovido pelo Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros, tende a valorizar a cultura científica e técnica africana em França durante a época Africa 2020, a melhor divulgar a cultura científica, técnica e industrial em África, e a incentivar as iniciativas destinadas a promover a inovação e a investigação, dirigindo-se nomeadamente às jovens gerações.

 

Esta edição dará ênfase às vantagens da comunicação científica tal como praticada em África e em França, e ajudará a desenvolver parcerias sustentáveis com os países participantes.


}