Angola vai lançar em 2023 concurso para atribuição de direitos de exploração para 12 campos petrolíferos

6 Outubro 2022 | Economia | AGENCEECOFIN

Angola vai lançar em 2023 concurso para atribuição de direitos de exploração para 12 campos petrolíferos

Em Angola, as autoridades pretendem iniciar um procedimento de atribuição de direitos de exploração para 12 blocos petrolíferos terrestres, divididos entre a bacia do Bas-Congo e a bacia do Kwanza. Assim foi indicado quinta-feira, 6 de Outubro, por Natacha Massano (foto), membro do conselho de administração da empresa angolana responsável pelos hidrocarbonetos ANPG.

 

A operação está prevista para " o primeiro trimestre de 2023 ". Alinha-se com um projeto de Luanda que visa dinamizar as atividades petrolíferas no país, através da atribuição, até 2025, de licenças de exploração para 50 perímetros de petróleo e gás localizados em terra e no mar.

 

O país conta com um aumento da produção local, que atualmente está em torno de 1,2 milhão de b/d. Um planalto que confere a Angola o estatuto de maior produtor de petróleo de África, à frente da Líbia e da Nigéria.

 

Acima de tudo, as autoridades esperam manter os níveis de produção acima de um milhão de b/d até 2040, para continuar a beneficiar das consequências da monetização dos hidrocarbonetos.


}