Angola vai lançar em 2023 concurso para atribuição de direitos de exploração para 12 campos petrolíferos
6 Outubro 2022 | Economia | AGENCEECOFIN
Em Angola, as autoridades pretendem iniciar um procedimento de atribuição de direitos de exploração para 12 blocos petrolíferos terrestres, divididos entre a bacia do Bas-Congo e a bacia do Kwanza. Assim foi indicado quinta-feira, 6 de Outubro, por Natacha Massano (foto), membro do conselho de administração da empresa angolana responsável pelos hidrocarbonetos ANPG.
A operação está prevista para " o primeiro trimestre de 2023 ". Alinha-se com um projeto de Luanda que visa dinamizar as atividades petrolíferas no país, através da atribuição, até 2025, de licenças de exploração para 50 perímetros de petróleo e gás localizados em terra e no mar.
O país conta com um aumento da produção local, que atualmente está em torno de 1,2 milhão de b/d. Um planalto que confere a Angola o estatuto de maior produtor de petróleo de África, à frente da Líbia e da Nigéria.
Acima de tudo, as autoridades esperam manter os níveis de produção acima de um milhão de b/d até 2040, para continuar a beneficiar das consequências da monetização dos hidrocarbonetos.