Abastecimento de Água do Bita vai beneficiar mais de três milhões de habitantes

17 Outubro 2022 | Sociedade | VER ANGOLA

Abastecimento de Água do Bita vai beneficiar mais de três milhões de habitantes

O projecto visa assegurar condições para o abastecimento de água às zonas sul e sudeste em crescimento na cidade de Luanda, nomeadamente o município de Belas, distrito de Quenguela, Vila Verde, Cabolombo, Ramiros e Morro dos Veados, assim como reforçar as zonas de Benfica e Camama.

 

A construção do sistema, avaliada em 320 milhões de dólares, será executada pelo Consórcio Suez, Mota Engil e Soares da Costa, sob coordenação da DAR Angola, refere um comunicado do Governo a que o VerAngola teve acesso. Este projecto compreende um sistema de abastecimento integrado, composto por captação, tratamento, adução e distribuição de água.

 

Numa primeira fase, o sistema terá 259.200 metros cúbicos por dia de produção nominal, 100.000 metros cúbicos de armazenamento, 66 quilómetros de condutas adutoras, 3700 quilómetros de rede de distribuição e 170.000 ligações domiciliares. "O Projecto Bita vai garantir uma maior flexibilidade a operação dos sistemas e a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população da cidade de Luanda", refere o Executivo.

 

O acordo de financiamento do projecto foi assinado nos dias 24 e 26 de Junho de 2021, com a garantia do Banco Mundial, por intermédio do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). Para a execução do projecto houve também um acordo de financiamento com cobertura da Agência de Crédito à Exportação Francesa (BPI France Assurance Export), constituída pelo Sindicato Bancário liderado pelo Standard Chartered Bank.


}