Sonangol assume presidência das petrolíferas africanas

11 Outubro 2022 | Economia | ANGOP

Sonangol assume presidência das petrolíferas africanas

Com essa decisão, saída da 3ª reunião da APPO, realizada esta segunda-feira, em Luanda, a petrolífera angolana substitui a companhia nigeriana Nigerian National Petroleum Corporation (NNPC), que liderou a NOC, nos últimos seis meses.

Nos próximos seis meses, esse organismo terá a missão de continuar a reforçar a cooperação entre as empresas nacionais de petróleo e gás em África, tendo em atenção a transição energética, segundo o membro do Conselho Executivo da APPO, Estêvão Pedro.

Em declarações à ANGOP, à margem da 3ª reunião da APPO, o também consultor do ministro angolano de Recursos Minerais, Petróleo e Gás (Mirampet) sublinhou que, no próximo semestre, a NOC vai definir estratégias para apoiar os países membros a criar o Banco Africano de Energia, visando o auto-financiamento dos projectos petrolíferos.

Entre vários desafios, Estêvão Pedro referiu ainda que a Sonangol irá apoiar a elaboração de um guião para o conteúdo local, bem como a criação de mercados para comercialização do petróleo bruto e refinados em África.

Consta igualmente dos propósitos da NOC, o desenvolvimento da tecnologia local e concepção de projectos transfronteiriços entre os países africanos produtores de petróleo.

Além da presidência da Sonangol, Angola também preside o Conselho de Ministros da APPO, uma liderança rotativa anualmente, por ordem alfabética.

A 3ª reunião da NOC da APPO, que juntou os presidentes de conselho de administração das petrolíferas africanas e diversos especialistas, abordou temas ligados às opções de financiamento de projectos e operações de petróleo e gás, além de analisar os resultados da 2ª reunião, realizada a 19 de Julho deste ano, em Abuja, Nígeria.

Criada a 27 de Janeiro de 1987, em Lagos (Nigéria), a APPO serve de plataforma de cooperação e coordenação de esforços, colaboração, partilha de conhecimentos e competências entre os países africanos produtores de petróleo.

Actualmente, são membros da APPO, a Argélia, Angola, Benin, Camarões, Chade, Congo, República Democrática do Congo, Costa do Marfim, Egipto, Guiné Equatorial, Gabão, Líbia, Níger, Nigéria e África do Sul.

Desde Agosto último, Angola lidera o top 5 dos países africanos produtores de petróleo, com a produção de 1 179 barris/dia, seguida da Líbia (1 123), Argélia (1 053), Nigéria (972) e Egipto (590).


}