
Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, analisou, nesta quinta-feira, em conversa telefónica, com o homólogo da França, Emmanuel Macron, o estado da cooperação entre os dois países.
Na conversa, os dois Chefes de Estado trataram também de questões regionais e globais, com particular realce às relacionadas com a segurança alimentar, indica uma nota da Presidência da República.
Em concreto, refere o documento, foi abordada a iniciativa FARM - Food And Agriculture Resilience Mission, um programa que tem como principal objectivo prevenir e colmatar efeitos catastróficos para a segurança alimentar.
João Lourenço e Emmanuel Macron falaram, igualmente, sobre os acordos financeiros firmados, nesta quinta-feira, em Luanda, pelos dois países no valor global de 200 milhões de euros, para financiar projectos na área da Agricultura.
Relações bilaterais
Angola e França estabeleceram relações diplomáticas a 17 de Fevereiro de 1976. Os dois países possuem, igualmente, relações de cooperação em diversas áreas.
A cooperação entre Angola e a França conheceu novos desenvolvimentos, depois da visita oficial do Presidente João Lourenço ao país europeu, a 28 de Maio de 2018.
A França opera em Angola com mais de 70 empresas. As exportações de petróleo de Angola para França rondam os 400 milhões de dólares norte-americanos.
A França pretende alterar e aprofundar as relações comerciais com Angola, no âmbito da diversificação económica em curso no país. Constam das prioridades questões ligadas à industrialização, particularmente nos domínios da logística, distribuição e agro-negócio.