Sonangol apoia abertura da escola “A42” em Angola

11 Março 2022 | Economia

Sonangol apoia abertura da escola “A42” em Angola

Luanda – A Sonangol e a Unidade Técnica de Gestão do Plano Nacional de Formação de Quadros (UTG/PNFQ) assinaram, nesta sexta-feira, um protocolo de cooperação para a implementação, este ano, da “Escola 42”, uma das melhores em programação do mundo e que dispensa a presença de professores.

 

O documento foi rubricado pelo presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Gaspar Martins, e pelo director do Gabinete de Quadros da Presidência da República, Edson Barreto, em representação da referida unidade.

 

Conhecida internacionalmente como “A42”, a iniciativa foi fundada em Paris, Franca, em 2013, e conta actualmente com mais de 15 mil alunos em mais de 25 países, sendo Angola o primeiro em África a abraçar o conceito.

 

Na A42, os estudantes, de forma virtual, aprendem os conceitos fundamentais da programação para que ganhem as bases certas para mais à frente do programa escolherem a especialização que mais os motiva como cyber security, data analytics, web development, entre outros.

 

Em Angola, a Escola 42 vai funcionar no Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Comunicação (ISPTEC) e vai contar com o apoio financeiro da petrolífera nacional, num orçamento estimado entre dois a três milhões de dólares, para um período de cinco anos.

 

Na ocasião, o presidente do Conselho da Sonangol considerou o projecto como inovador, para a realidade nacional, augurando sucesso no âmbito da formação dos futuros quadros do país.

 

Para Edson Barreto, a iniciativa visa apoiar os esforços do Executivo  em matéria de formação e diversificação da  economia, em particular   na digitalização da economia nacional.

 

“ Vamos ter em Angola uma escola que se encontra posicionada nos lugares cimeiros de vários rankings internacionais, o que consideramos importante. Este projecto vai de encontro um dos desafios lançados pelo titular do Poder Executivo, que é de termos em Angola instituições de ensino, bem representadas”, referiu.

 

Na Escola 42 aprende-se, de forma prática, desenvolvendo projectos, entre pares, num modelo que parece um jogo. Assim, para além das competências técnicas, cada um desenvolve a capacidade de trabalho em equipa, de resolução de problemas, de adaptação, determinação, autonomia e resiliência. 

 

Sem professores, nem livros, a aprendizagem é feita pelo desenvolvimento de projectos que permitem ganhar pontos e passar de nível, como se de um jogo se tratasse. 

 

Uma vez apreendidas as bases, cada aluno é livre de desenhar o seu próprio percurso, escolhendo os projectos que lhe permitem ganhar conhecimento nas áreas que mais lhe interessam.

 

Na 42 não existem aulas, nem horários pré-definidos. O campus está aberto 24 horas, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Assim, cada aluno tem a liberdade e responsabilidade para construir o seu próprio plano de aprendizagem e trabalhar, quando for mais produtivo, ao seu ritmo.


}