ABERTA EXPOSIÇÃO COLECÇÃO TOTAL ENERGIES

21 Outubro 2021 | Economia

ABERTA EXPOSIÇÃO COLECÇÃO TOTAL ENERGIES

Luanda - Vinte um quadros de autores angolanos, entre pintura, fotografia e escultura, encontram-se expostos desde hoje, quarta-feira, no Museu de História Natural, numa colecção da Total adquiridas ao longo dos anos.

 

A sessão de abertura foi testemunhada pela Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço.

 

Segundo o director da Total Energies, Olivier Jouny, as obras da exposição “Colecção TotalEnergies”, de artistas como Álvaro Macieira, Amílcar Vaz Carvalho, Francisco Van-Dúnem “Van”, , António Ole, Vitor Teixeira “Viteix”,  entre outros, é uma amostra em perfeito acordo com a identidade da companhia, pois investe em obras de arte nacional como forma de contribuir para a sustentabilidade da classe artística nacional e a manutenção das mesmas.

 

Esta primeira exposição, disse, enquadra-se nas acções de responsabilidade social  e tem como foco a inclusão e desenvolvimento dos jovens, através da educação, empreendedorismo, desporto, ambiente e a cultura.

 

As iniciativas do género visam participar na preservação  e promoção do património angolano, facilitando o acesso a actividades culturais e a educação artística.

 

O engajamento com a cultura permitiu tornarem-se parceiros da Bienal Luanda em 2019, porque a instituição quer ser parte do movimento continental e sustentável para uma cultura de paz em África.  

 

“A arte não tem fronteiras e as obras após adquiridas  vagueiam pelo mundo”, frisou.

 

Segundo o ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, a amostra de grande valor simbólico visa reforçar as relações de parceria entre o  Ministério e a Total Energies.

 

Na sua óptica a expressividade, simbolismo e impacto artístico caracterizam a presente exposição.

 

Jomo Fortunato reconheceu o papel desempenhado pela Total Energies no domínio da responsabilidade social, nos sectores da formação de economia, ambiente, relação entre cultura e património.

 

O ministro manifestou o desejo de ver perdurar a cooperação e se estender para outros projectos no domínio da cultura, turismo e ambiente.

 

Realizada pela Total, em parceria com o Ministério da Cultura,  Turismo e Ambiente, o Museu de História Natural e a AM-Arte, vai decorrer até 14 de Novembro e conta obra de vinte artistas.

 

Total Energies é uma companhia de multi-energias de origem francesa  que está em Angola há mais de 60 anos, com ambição de atingir a neutralidade do carbono até 2050. Conta com cerca de 1.400 colaboradores, representando 46 nacionalidades.

 


}