BAI ALTERA ESTATUTOS PARA SE TORNAR EM SOCIEDADE ABERTA

12 Agosto 2021 | Economia | Angop

BAI ALTERA ESTATUTOS PARA SE TORNAR EM SOCIEDADE ABERTA

Luanda - O Banco Angolano de Investimento (BAI) aprovou, esta segunda-feira, em Assembleia Geral Extraordinária, a alteração dos estatutos da sociedade para efeitos da preparação da sua qualificação como Sociedade Aberta.

 

A decisão  foi aprovada,  unanimemente, pelos accionistas desta instituição financeira composta por 54 elementos, entre os quais a Sonangol, com 8,50 por cento.

 

Em nota de imprensa, o BAI considera  ser  um  momento  histórico para a  vida desta instituição, que permitirá abrir o seu capital em bolsa, num futuro próximo.

 

Citado na nota, o  vice-presidente do Conselho de Administração, Mário Barber, referiu, no final do encontro, que para o  BAI é o caminho expectável para uma instituição em franco crescimento, acrescentando que a alteração dos estatutos é um primeiro passo no início de uma nova fase do Banco.

 

Com esta importante alteração, o BAI assume  o estatuto de Sociedade Aberta e passará a ter de cumprir determinados requisitos, nomeadamente uma adaptação dos sistemas e processos, uma maior exigência na divulgação de informação financeira, atempada e transparente.

 

Para o presidente da Comissão Executiva do BAI, Luís Lélis, também citado na nota, será um processo longo, mas sustentado e transparente, prevendo-se que a efectivação da Oferta Pública de Venda se verifique em meados de 2022.

 

Em 2019, o Banco BAI efectuou um aumento do capital social por incorporação de reservas no valor de 142 758 milhões de kwanzas, efectuado pelo aumento do valor nominal das acções de 760,24 Kz para 8 100 Kz, tendo-se cifrado o capital no valor de 157 545 milhões de kwanzas.

 

O BAI é o maior banco privado angolano. Em 2020 foi distinguido, pela terceira vez, como a instituição bancária mais segura de Angola, de acordo com o ranking da Global Finance.


}