Liberdade, Igualdade, Fraternidade, Solidariedade

19 Julho 2021 | Política | Embaixada da França em Angola

Liberdade, Igualdade, Fraternidade, Solidariedade

Celebrámos nesta semana o Dia nacional da República francesa. Como podem imaginar, a situação sanitária não nos permitiu reunir-nos a fim de celebrar o 14 de Julho num momento de convivência. Porém, não deixa de ser a uma oportunidade para todos nós lembrarmos dos valores universais e fundamentais aos quais este dia remete. Este ano o nosso dia nacional foi celebrado sob o lema da “Solidariedade”. Ao longo da semana organizamos vários momentos que comemoram a cooperação entre França e Angola.

 

No dia 14 de Julho, entreguei donativos a associações locais empenhadas ao serviço das populações mais vulneráveis, e sobretudo das crianças. A título de exemplo, a Escola Mulemba em Viana recebeu materiais escolares, o centro de acolhimento de crianças Vivencia Feliz recebeu medicamentos e matérias para a formação profissional. O Samusocial International que também apoia crianças de ruas recebeu produtos de higiene e sapatos. Por fim, entreguei ao Banco alimentar cerca de quatro toneladas de bens alimentares. No total foram doados mais de vinte milhões de Kwanzas em bens que vão melhorar as condições de vida e de ensino de muitas famílias e crianças angolanas. Confesso que eu fiquei particularmente comovido pela dedicação das mulheres e dos homens que trabalham incansavelmente para apoiar os que mais precisam.

 

Lançamos a 12 de Julho a grande iniciativa francesa para o basquetebol feminino em Angola. A Embaixada, a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e um conjunto de empresas lançaram vários projetos para apoiar o Clube Escola Desportiva Formigas do Cazenga. O basquetebol é um vector de paz e de fraternidade para além fronteiras, um vector de cidadania, de educação, e de redução das desigualdades.

 

Tive também o imenso prazer de participar na terça-feira à assinatura de um novo empréstimo da AFD cujo objectivo é apoiar os projetos do executivo angolano para expandir e modernizar o sector da eletricidade, um sector que também é essencial, tanto para a vida cotidiana da população como para os atores económicos.

 

A França está comprometida e totalmente mobilizada em Angola em sectores de futuro para permitir à juventude de hoje construir a Angola de amanhã. As nossas acções e os nossos compromissos são estruturais e inscrevem-se a longo prazo.

 

Tem-se de lembrar que foi o Presidente Emmanuel Macron que decidiu fazer do desenvolvimento da juventude africana uma causa prioritária. É por intermédio e para a sua juventude que este grande continente deve pensar o seu futuro, e a França continuará a estar presente ao lado dos seus parceiros africanos para concretizar essa ambição. Na próxima Cimeira África-França que terá lugar em Outubro na cidade de Montpellier, juventude estará com certeza um dos pilares. Não será uma cimeira clássica com chefes de Estado, mas sim a oportunidade para pessoas que encarnam a renovação geracional de dialogar com o Presidente Macron.

 

Contudo, posso assegurar-vos que toda a equipa França presente em Angola está ao vosso lado, mobilizada para continuar a fortalecer os laços entre os nossos dois países.


}