Angola lança concurso para 9 blocos de exploração de petróleo onshore

3 Maio 2021 | Economia | Agence Ecofin

Angola lança concurso para 9 blocos de exploração de petróleo onshore

(Agência Ecofin) - Segundo maior produtor de petróleo de África depois da Nigéria, Angola quer aumentar a sua oferta, num contexto de maturidade dos seus principais campos produtores. Para isso o país espera atrair investidores e empresas na exploração.

 

Em Angola, a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) acaba de lançar um concurso internacional para nove blocos localizados em terra nas bacias do Baixo Congo e do Kwanza. A primeira bacia oferece três blocos: CON 1, CON 5 e CON 6. O segundo, o resto: KON 5, KON 6, KON 8, KON 9, KON 17 e KON 20.

 

A operação é regida pelo Decreto Presidencial nº 86/18 de 2 de abril de 2021 e faz parte da estratégia geral para a outorga de concessões petrolíferas para o período 2019-2025. O objetivo desta estratégia é inverter a tendência de queda da produção de petróleo e impulsionar a produção de gás, de forma a aumentar as receitas públicas, sendo os hidrocarbonetos o principal produto de exportação do país.

 

Os perímetros encontram-se disponíveis no site da ANPG e as propostas devem ser apresentadas até às 17h30 (GMT + 1) do dia 9 de junho de 2021 em envelope fechado e lacrado. A contagem deve ocorrer no dia seguinte.

 

Segundo o regulador, as propostas devem ser apresentadas em português ou, se redigidas em outro idioma, acompanhadas de tradução oficial para o português. Ressalte-se que a forma de contrato a ser firmado entre o estado e as petroleiras será o contrato de partilha de produção.

 

Em termos de concursos para o sector petrolífero, Angola é o país mais dinâmico de África depois do Egipto.


}