FRANÇA VAI FINANCIAR REABILITAÇÃO DE INSTITUTOS MÉDIOS AGRÁRIOS

13 Janeiro 2021 | Sociedade | Angop

FRANÇA VAI FINANCIAR REABILITAÇÃO DE INSTITUTOS MÉDIOS AGRÁRIOS

Luanda – Um estudo de viabilidade para a reabilitação de dez Institutos Médios Agrários no país está a ser realizado desde o mês de Dezembro pela Agência Francesa para o Desenvolvimento (AFD).

 

O projecto, de acordo com a consultora da AFD, Celinda Rodrigues, visa suprir algumas debilidades na formação dos técnicos médios agrários formados nestas instituições, uma vez que muitos têm dificuldades em ingressar na faculdade, competir no mercado de trabalho, empreender no ramo ou desenvolver uma actividade de extensão rural.

A iniciativa francesa enquadra-se num estudo de viabilidade do projecto de Apoio aos Institutos Técnicos Agrários (ITA) de Angola.

O programa, que será elaborado pela AFD, antecede de um levantamento minucioso do estado de funcionamento de dez institutos no pais.

O estudo, informou, começou por Cuando Cubango, no Instituto Médio Agrário de Missombo e já abrangeu as instituições de Dango (Huambo), Kapangambe (Namibe), Tchivinguiro (Huila), Bimbas (Benguela), Waco Kungo (Cuanza Sul), Negage (Uíge) e Camuaxi (Cuanza Norte).

Tal como em outros institutos, no Cuanza Norte a delegação reuniu-se com responsáveis do Governo Provincial, a direcção da Agricultura, Educação e do Instituto, assim como com docentes e alunos, para aferir as dificuldades no funcionamento da instituição.

Na sua óptica, pretende-se com isso que o projecto seja elaborado de acordo com as necessidades de cada instituto.

Em relação às condições dos institutos, disse que de uma forma geral os problemas são os mesmo - degradação das infra-estruturas, problemas no quadro docente ligados à competências, falta de laboratórios e de aulas práticas, assim com precariedade na acomodação dos estudantes internos, dificuldades no saneamento e alimentação.

O Instituto Médio Agrário do Cuanza Norte existe desde  2008. Lecciona os cursos básico Mecanização Agrícola, e os médios de Produção Animal, Produção Vegetal e Recursos Florestais. Neste ano lectivo tem matriculados cerca de 300 estudantes.


}