Ex-Presidente Francês está em Luanda

23 Maio 2019 | Política

Ex-Presidente Francês está em Luanda

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o estadista, que presidiu a França de 2012 a 2017, recebeu cumprimentos de boas-vindas do secretário de Estado das Relações Exteriores, Tete António, e de diplomatas dos dois países.

François Hollande, a par do ex-ministro dos Negócios Estrangeiros da Grã-Bretanha, Jack Straw, do presidente do WTF, Bulut Bagci, que também já se encontram em Luanda, será um dos oradores do evento.

O Fórum vai abordar, entre outros, temas como “O Turismo em África”, “Turismo digital ou informatizado”, “O papel do Governo nas viagens de negócios”, “Porquê investir em Angola?”, “O segredo ou a História do sucesso dos destinos turísticos”.

O evento, que prevê reunir cerca de mil e quinhentos delegados, pode trazer oportunidades de investimentos para os sectores da construção, transportes, energia e águas e agricultura e proporcionar a criação de empregos, pelo facto do Turismo ser uma indústria de investimento, de paz e de lazer.

O Fórum Mundial do Turismo é uma organização global que realiza eventos turísticos em diferentes partes do mundo, a fim de impulsionar o turismo global, além de prestar especial atenção à relação entre as tendências do turismo local e do global, bem como estratégias para o seu crescimento mais sustentável.

François Hollande

François Gérard Georges Nicolas Hollande tomou posse como 24º Presidente da França a 15 de Maio de 2012 e cessou funções cinco anos depois, a 14 de  Maio de 2017.

Eleito na segunda volta, em 06 de Maio de 2012, ao obter 52 por cento dos votos, derrotando Nicolas Sarkozy, candidato à reeleição. François Hollande não participou das últimas eleições francesas, realizadas em 2017 e ganhas por Emmanuel Macron.

Cumpriu, em Luanda, uma visita de Estado, entre 02 e 03 de Julho de 2015, a convite do então Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

Afirmou, na altura, que a França pretende, conjuntamente com Angola, participar na diversificação da economia angolana, "valorizando a relação excepcional" estabelecida, ao longo dos anos, no sector petrolífero entre os dois países.

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, preside, na manhã desta quinta-feira, em Luanda, à sessão de abertura do Fórum Mundial de Turismo. 


}