A ÚLTIMA OUVINTE

Gociante Patissa

Sobre o Autor

Daniel GOCIANTE PATISSA (Monte Belo, Benguela 1978) é jornalista licenciado em linguística/Inglês, pela Universidade Katyavala Bwila. É membro da União dos Escritores Angolanos (UEA), sendo actualmente o editor-chefe da Gazeta Lavra & Oficina, revista bimestral de literatura, artes e letras. Prémio Provincial de Benguela de Cultura e Artes 2012, na categoria de Investigação em Ciências Sociais e Humanas, pelo contributo na divulgação da língua e cultura umbundu. Foi colaborador do Jornal Cultura, veículo angolano de artes e letras, da Edições Novembro. Despertou para a comunicação e literatura em 1996 colaborando num programa da TPA. Foi editor do Boletim A Voz do Olho, da AJS (Associação Juvenil para a Solidariedade), ONG angolana que fundou em 1999. No sector voluntário serviu como pesquisador de grupos focais, gestor de projectos de desenvolvimento comunitário, educação e saúde.

 

Parte do  impacto do seu trabalho voluntário no incentivo e reforço habilidades de escrita criativa de novos autores de Benguela, Luanda e Kwanza Sul por meio da sua Oficina Literária virtual está traduzida na Colectânea Palavras São Tantas, de poemas e crónicas de jovens autores angolanos (Editora Perfil Criativo, Lisboa 2018). Participou em eventos literários internacionais e está representado em diversas antologias de poesia e conto. Skype: patissa20, FacebookInstagramTwitterLinkedIn

 

 

Publicou: 

 

CONSULADO DO VAZIO 

(poesia) KAT. Benguela, Angola, 2008 

 

A ÚLTIMA OUVINTE 

(contos) UEA. Luanda, Angola, 2010 

 

NÃO TEM PERNAS O TEMPO 

(novela) UEA. Luanda, Angola, 2013 

 

GUARDANAPO DE PAPEL 

(poesia) NósSomos. Vila Nova de Cerveira, Portugal, 2014 

 

FÁTUSSENGÓLA, O HOMEM DO RÁDIO QUE ESPALHAVA DÚVIDAS 

(contos) GRECIMA. Bolsa e Concurso 11 Novos Autores, Programa Ler Angola, 2014 

 

O APITO QUE NÃO SE OUVIU 

(crónicas publicadas em oito anos de Blog do autor) UEA. Luanda, Angola, 2015

 

ALMAS DE PORCELANA 

(poesia reunida) Editora Penalux. São Paulo, Brasil, 2016

 

O HOMEM QUE PLANTAVA AVES 

(contos) Editora Penalux. São Paulo, Brasil, 2017

 

O HOMEM QUE PLANTAVA AVES 

(contos). Editora Acácias. Luanda, Angola, 2018

 

PALAVRAS SÃO TANTAS 

(Org.) Colectânea de poemas e crónicas de jovens autores angolanos. Perfil Criativo/Alende Edições, Lisboa, Portugal, 2019 

 

CONTACTOS

Telefone: 923541423         

Email: gociantepatissa@gmail.com      

Facebook: Gociante Patissa             

Instagram: gociante_patissa               

Blogs: www.angodebates.blogspot.com / www.ombembwa.blogspot.com

 

 


Sobre A ÚLTIMA OUVINTE

Depois de se dar a conhecer por via de crónicas publicadas via Internet (diversos Blogs) e boletins informativos, o autor assume, assim, o desafio de exercitar a prosa no campo da ficção. São sete contos inéditos iniciados de forma geral em 2001, que vão desde a era colonial até ao fim do conflito armado.  São estórias, ressalte-se, nas quais o leitor há-de notar uma constante “interferência” de terminologias e linguajar em Umbundu, predominante na região centro e sul de Angola, na medida em que boa parte da criação foi, literalmente, um exercício de invenção-tradução.

 

Umas vezes porque é língua de berço do autor, outras porque se impunha ilustrar com originalidade o contexto [rural] e as personagens em causa. Exceptuando referências muito irrelevantes, nenhum acontecimento narrado é real, sendo eventuais coincidências na relação entre o abordado e o nome das personagens meramente frutos da imaginação.