ANGOLA: O PAÍS PROMOVE INTEGRAÇÃO ECONÓMICA AFRICANA

7 Dezembro 2020 | Economia

ANGOLA: O PAÍS PROMOVE INTEGRAÇÃO ECONÓMICA AFRICANA

Luanda - Angola considera importante avançar no processo de integração económica no continente africano, declarou sábado o Presidente da República, João Lourenço.

 

 João Lourenço frisou que, se for concreto, o processo vai oferecer oportunidade para a classe empresarial angolana nos diferentes sectores produtivos do continente e, desta forma, os empresários angolanos poderão utilizar esta plataforma como atractivo de investimento, directos e no mercado de ações.

 

Na 13ª sessão da Assembleia Geral da União Africana (UA), que decorreu em Joanesburgo, na África do Sul, via videoconferência, o Chefe de Estado angolano referiu que Angola está a desenvolver o processo interno de preparação da proposta de desmantelamento tarifário nacional.

 

 Explicou que a proposta, tem como base as modalidades de negociação adotadas para o comércio das mercadorias, pois a rota para o comércio de serviços será estabelecida.

 

“A nossa proposta tarifaria assenta no posicionamento do quadro da SADC, em linha com o que foi estabelecido nas modalidades de negociação que prevê  a apresentação das ofertas em função do progresso ao nivel das comunidades economicas regionais”, sublinhou.

 

Reconheceu a urgencia de apresentar uma lista de direcções específicas para o comércio de serviços nos cinco sectores prioritários, nomeadamente serviços financeiros e profissionais, transportes, telecomunicações e turismo, essenciais aos esforços de criação de economias de. escala e comércio transfronteiriço, tanto para comerciantes tanto para serviços.

 

Na opinião do Presidente angolano, o facil intercambio, assente no estabelecimento de procedimentos aduaneiros rápidos e eficientes e na adopção de um sistema eficaz de certificação de mercadorias, é de suma importância para apoiar a ligação dos setor empresarial com cadeias de valor regionais.

 

 Garante que Angola tenciona celebrar a sua oferta para o comercio de mercadorias, à apreciação da Comissão da União Africana e das partes no continente, no prazo acordado, sem prejuízo dos compromissos com a SADC.


}