EM ANGOLA, A POPULAÇÃO ANDA PELA RUAS DURANTE O ESTADO DE EMERGÊNCIA CONTRA O CORONAVÍRUS

4 Junho 2020 | Saúde | Le Monde

EM ANGOLA, A POPULAÇÃO ANDA PELA RUAS DURANTE O ESTADO DE EMERGÊNCIA CONTRA O CORONAVÍRUS

É o grito do coração e da barriga, compartilhado em toda a África pela população das cidades sujeitas a estado de emergência, contenção ou toque de recolher instituído contra o coronavírus. "Como poderíamos ficar em casa sem comer nada?" O mototaxista da capital angolana, Luanda, Garcia Landu revirou a questão, não encontrando outra resposta senão desafiar as ordens das autoridades.

“Temos responsabilidades para com nossas famílias, nossos filhos. Temos que sair para trazer comida ”, defende o pai da família, com o capacete nas cores vermelho e preto da bandeira nacional pressionado na cabeça. “Melhor morrer desta doença ou de um tiro do que morrer de fome”, disse ele. Morrendo de fome, isso eu nunca vou aceitar Impossível… "

Vendo a multidão que continua a pisar nos mercados, em frente aos pequenos comércios ou pontos de água angolana, aqueles que resistem ao estado de emergência, como Garcia Landu, ainda correm pelas ruas. Se não impõe bloqueios rígidos, como na África do Sul, a ordem do presidente João Lourenço restringe significativamente viagens, reuniões e atividades públicas.

14 casos e 2 mortes

De acordo com o último relatório oficial, catorze casos de Covid-19 foram identificados em Angola, incluindo duas mortes. “A situação exige (...) sacrifícios de todos os cidadãos, cujos direitos e vida profissional e social terão de ser reduzidos”, afirmou o chefe de Estado no seu discurso à nação na semana passada.

Mas não a ponto de ficar sem água, disse Quechinha Paulina. Viúva, vive da assistência social no distrito de Cazenga, sem torneira nas proximidades. “Já se passaram duas semanas desde que solicitei o carro da cisterna, mas ainda não passou”, lamenta. Então, esta manhã eu acordei às 3 da manhã para pegar agua aqui. "

Obter água, procurar dinheiro e, sobretudo, encontrar o que comer são motivos legítimos para sair de casa, com o estado de emergência ou não. Para limitar essas saídas, o governo prometeu fornecer alguns serviços básicos em bairros desfavorecidos, incluindo abastecimento de água. As operadoras de telefonia se uniram, oferecendo minutos de chamadas gratuitas para evitar filas fora de seus pontos de vendas.

Sem conseguir, obviamente, esvaziar as ruas de Luanda. Com o passar da semana, a polícia rapidamente entrou em modo de repressão. “Não vamos tolerar a desobediência”, alertou o Comandante-em-Chefe da Polícia Paulo de Almeida antes da entrada em vigor do estado de emergência. Tem a ver com saúde de todos. "

1.209 pessoas detidas

Na sexta-feira, 3 de abril, o ministro do Interior, Eugenio Laborinho, informou que 1.209 pessoas já haviam sido presas. Mais de mil por entrada em território angolano apesar do encerramento da fronteira, 189 por violação de outras regras do estado de emergência.

“A polícia não está no terreno para agradar ou distribuir chocolates”, explica Laborinho. As pessoas ainda são teimosas, sabem que precisam ficar em casa. “O estado de emergência não será respeitado enquanto as pessoas dependerem das vendas nas ruas para alimentar suas famílias”, defendeu o jornalista da oposição Rafael Marques.

Geralmente rápido em criticar o regime, no entanto reconhece algumas virtudes a essas medidas de emergência. “Elas foram levados a cabo para o bem do povo”, insiste o Sr. Marques. Se a epidemia se espalhar, será tarde demais ... "Mas, no barulho e tumulto das ruas da capital, esse discurso de precaução permanece amplamente inaudível.


}