UE APOIA PROJECTO DE FORMAÇÃO DE QUADROS COM 20 MILHÕES DE EUROS

19 Fevereiro 2021 | Política | Governo de Angola

UE APOIA PROJECTO DE FORMAÇÃO DE QUADROS COM 20 MILHÕES DE EUROS

O Projecto de Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional (RETFOP), inserido no Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022, conta com um apoio financeiro de 20 milhões de Euros da União Europeia.

 

O anúncio foi prestado pela embaixadora da União Europeia, Jeannette Seppén, esta quarta-feira, 17 de Fevereiro, em Luanda, no final do encontro com o ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, em que também participaram as ministras da Educação, Luísa Grilo, do Ensino Superior, Ciências, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo, e da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias, e outras entidades ligadas ao projecto.

 

A diplomata europeia disse que a formação do capital humano  é muito importante para a União Europeia, razão pela qual apoia o Governo angolano neste objectivo estratégico e prioritário, que vai beneficiar maioritariamente jovens, para garantir a empregabilidade, um grande desafio em Angola.

 

Segundo Jeannette Seppén, a redução do desemprego e aumento da empregabilidade passa pela aposta na formação técnico-profissional com qualidade.

 

A área do ensino técnico-profissional é ainda prioritária, no âmbito do acordo "Caminho Conjunto" que é uma peça-chave da aliança entre África e Europa, para a garantia de investimentos e empregos sustentáveis.

 

A intenção é apoiar a educação, o desenvolvimento de competências e a criação de empregos, que é um dos objetivos da Agenda 2030 das Nações Unidas.

 

A embaixadora da União Europeia disse ainda que o Projecto de Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional vai apoiar a diversificação económica do país.

 

No quadro da parceria actual, Jeannette Seppén assegurou que a União Europeia vai continuar a apoiar o Governo angolano.

 

O ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, disse que a União Europeia é um parceiro estratégico para a revitalização do ensino técnico-profissional e formação de quadros, e que o Executivo tem trabalhado para alcançar o objectivo de que se precisa no domínio da formação de quadros, no sentido de garantir uma melhor qualificação da mão-de-obra a ser formada, e com isso garantir níveis mais altos de empregabilidade de jovens.

 

Com o apoio financeiro da União Europeia, Manuel Nunes Júnior disse que o Executivo vai melhorar a formação técnica e pedagógica dos professores, formadores, centros profissionais, melhorar a qualidade dos currículos e qualificações fornecidas pelas escolas e centros de ensino técnico-profissional, tendo como base a economia nacional.

 

O  Executivo também quer facilitar a transição dos jovens diplomados do ensino técnico-profissional para o mercado de trabalho, por meio de acções  promotoras do empreendedorismo, bem como criar uma base de dados para produção de informação estatística sobre o ensino técnico e formação profissional.

 

Fruto da parceria, já foi possível melhorar o sistema de produção estatística sobre o ensino técnico profissional em Angola e organizar nesta altura, em Luanda e no Huambo, uma formação de professores que vão assegurar as funções docentes, nas escolas de ensino técnico-profissional.

 

Os laboratórios e oficinas dos centros de formação estão a ser equipados com meios técnicos e tecnológicos modernos, visando oferecer uma experiência e aprendizagem prática. De igual modo, foi também criado um programa de estágios profissionais que está a facilitar a integração dos formandos no mercado de trabalho.


}