GOVERNO APOSTA NO APROVEITAMENTO MINEIRO DO NAMIBE

22 Dezembro 2020 | Economia | Angop

GOVERNO APOSTA NO APROVEITAMENTO MINEIRO DO NAMIBE

Moçâmedes- O ministro dos Recursos Minerais, petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, afirmou, nesta segunda-feira, que o governo continua engajado em acções de aproveitamento do potencial mineiro do Namibe.

 

Falando no acto de apresentação do projecto fotovoltaica a ser implementado na localidade do Caraculo, municipio da Bibala, provincia do Namibe, o ministro salinetou terem sido identificadas, com os operadores de  rochas ornamentais, questões relativas as tarifas portuárias, transportação e  energia eléctrica.

O sector dos recursos Minerais, segundo o ministro, continua a trabalhar  na questão do Plano Nacional de Zoologia, que tem como a finalidade aumentar o conhecimento zoológico do país, para a captação de  investimentos.

“ Este plano vai colocar á disposição as Cartas Zoológicas, os Mapas Zoológicos com o conhecimento zoológico básico, ou seja, com anomálias e ocorrências minerais, para os investidores continuarem as acções de verificação zoológicas até chegar ao recurso reserva, para uma possível exploração desses recursos minerais”, disse .

Diamantino de Azevedo adiantou que a informação zoológica em recolha no ambito do  Planageo  servirá não só para  a actividade  mineira, mas  também para outros sectores da económia.

Conforme o governante, o Plano Nacional Zoologico comporta ainda as cmponentes de infra-estruturas e formação de quadros.

Para o efeito, foi inaugurado este ano a sede central do Instituto Zoológico de Angola e os seus laboratórios  centrais, em Luanda, bem como os dois laboratórios nas provincias da Lunda Sul e da Huila.

“Na provincial da Huila foi construído a primeira fase de um centro de valorização de rochas de ornamentais  a ser inaugurado  brevemente. Mas já está disponível  para  os empresários utilizarem para a  análise das rochas ornamentais“, acrescentou o ministro.

Em relação a província do Namibe, Diamantino de Azevedo sublinhou que o que se pretende é dar continuidade ao  processo, com o levantamento  do seu potencial, disponibilizando  informação com a melhoria do cadastro  provincial  a nível dos recostos minerais.

O processo, sublinha o ministro, abrange a questão ambiental: melhoria dos estudos do  impacto ambiental, minimização  dos impactos ambientais negativos  e racionalização dos impactos ambientais positivos.

“Há um projecto que não está localizado na província do Namibe, mais que é importante para o Namib. É o projecto de exploração de ferro da Jamba Mineira, que está  em execução. Está também previsto a construção de uma siderurgia  nesta cidade”, garantiu.

A inauguração da Ponte Cais do Namibe , segundo o governante, abre um caminho para o início das obras do Porto Mineiro, uma infra-estrutura  muito importante para o desenvolvimento  minério  siderúrgico de  Cassinga.

A parte siderúrgica  será instalada no Namibe, um projecto que terá início com a exploração do minério de ferro.

Sobre o potencial da Huila, frisou que este não se limita em rochas ornamentais, existindo outros projectos  na fase de prospecção.


}