Excesso de burocracia na banca condiciona PAC

29 Junho 2020 | Economia | Expansão

Excesso de burocracia na banca condiciona PAC

A tramitação processual nos bancos comerciais pode durar até 40 dias para a aprovação ou não do projecto. No Bengo foram inscritas 106 empresas.

A excessiva burocracia que se regista na banca comercial é o principal factor condicionante para a implementação do Programa de Apoio ao Crédito (PAC) na província do Bengo.

De acordo com a directora do gabinete para o desenvolvimento económico integrado, Fátima Sebastião, a tramitação processual na banca é feita num período de até 40 dias para responder os pedidos de crédito das empresas, o que condiciona o acesso ao PAC

 A responsável garantiu que na província, estão inscritas 106 empresas no programa "Feito em Angola", cujo objectivo é incentivar a melhoria da qualidade e quantidade da produção nacional.

Fazem parte deste programa empresas ligadas a prestação de serviços, cooperativas agrícolas, associações, empreendedores e fazendas. Fátima Sebastião anunciou que os valores do PAC estão disponíveis nos bancos da província, e a concessão do crédito depende da avaliação do projectod projectos.

"Estamos a intermediar a relação entre os empresários e os bancos, afim de garantir às condições para possíveis financiamentos


}