Agência francesa concede 35 milhões de euros a Angola

21 Agosto 2022 | Economia | JORNAL DE ANGOLA

Agência francesa concede 35 milhões de euros a Angola

Dados a que o Jornal de Angola teve acesso, indicam que 12 Institutos Técnicos Agrários (ITA), distribuídos pelo país, vão beneficiar do convénio superintendido pelo Ministério da Educação, em nome do Governo de Angola.

 

Para efeitos de concretização dos planos, estão em processo de recrutamento quadros de diferente perfil técnico, com os quais se pretende dar cumprimento aos grandes objectivos determinados pelo programa.

 

Entre os objectivos prioritários definidos, constam o asseguramento de uma melhor adequação entre os cursos de formação técnico-profissional e as competências necessárias aos que trabalham no sector agrícola, tendo em conta as necessidades específicas de formação e orientação de mulheres e homens.

 

Pretende-se, também, o reforço da inserção dos ITA nas respectivas localidades, visando melhorar a governação do dispositivo de formação agrícola e rural, numa perspectiva de equidade entre género.

 

Por fim, o protocolo entre a Agência Francesa de Desenvolvimento e o Governo angolano tem o objectivo de fornecer, aos ITA, infra-estruturas adaptadas às necessidades específicas de mulheres e homens, permitindo ensinar em boas condições e assegurar-se a perenidade do património.

 

O projecto tem duração de cinco anos e é executado pelo Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Agricultura e Pescas (MINAGRIP).  Uma Unidade de Implementação do Projecto deverá ser subdelegada para a gestão diária, trabalhando com as direcções dos ITA.


}