INAPEM simplifica pedidos de financiamento junto do Banco Caixa Geral Angola

10 Junho 2022 | Economia

INAPEM simplifica pedidos de financiamento junto do Banco Caixa Geral Angola

O Instituto Nacional de Apoio as Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) vai operacionalizar a simplificação de pedidos de financiamento junto Banco Caixa Geral Angola (BCGA), a fim de apoiar os empresários em todo território nacional, cujo montante varia entre 50 a 100 milhões de Kwanzas.

 

A informação foi avançada esta sexta-feira, em Luanda, pelo presidente do Conselho de Administração do INAPEM, João Nkosi, no acto de assinatura do Memorando de Entendimento entre o Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas e o Banco Caixa Geral de Angola. 

 

"A nossa expectativa é que os projectos que vão ser canalizados ao BCGA, tenham efectivamente a probabilidade de serem financiados, não vamos permitir que os projectos vão com problemas de contabilidade e outros de base. Nós temos que apoiar na conformação dos dossiers de crédito e de seguida submetermos ao banco”, assegurou João Nkosi.

 

O gestor do INAPEM adiantou, também, que os empresários podem a partir de agora, em todo o país, através das redes de apoio do INAPEM, se inteirar das regras para adesão ao financiamento.

 

"Nós temos o serviço de apoio ao crédito que é constituído por cinco fases, a primeira tem que ver com o pedido de apoio em que os promotores podem submeter ao INAPEM a partir das nossas representações provinciais. O nosso trabalho é simplificar e conformar os dossiers de crédito em função de uma checklist fornecida pelo BCGA”, reiterou.


Para o administrador do BCGA, Francisco da Silva, a instituição que dirige conta com a agilidade e experiência do INAPEM na leitura correcta dos projectos antes de serem submetidos ao banco para que tenham uma resposta célere após a entrega do processo e com maiores probabilidades de aprovação.


}