França apoia Angola na sustentabilidade dos transportes urbanos

12 Maio 2022 | Economia

França apoia Angola na sustentabilidade dos transportes urbanos

Luanda - O Ministério dos Transportes e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para África rubricaram esta quinta-feira, um acordo de planeamento, gestão e soluções integradas e sustentáveis dos transportes urbanos do país.  

 

Este acordo está orçado em um milhão de euros e visa mapear a organização institucional do sector, apoiar as entidades públicas e privadas dos transportes (prioritariamente urbanos), através de trocas de experiências com entidades homólogas.  
 

Igualmente preparar projectos de melhoria e sustentabilidade do sistema de transportes urbanos em Luanda e soluções de financiamento sustentáveis para o sector.  
 

Este acordo visa também promover trocas de experiências com actores franceses do sector de gestão de transportes urbanos.


Para o efeito, a AFD contará com a parceria directa da associação francesa “CODATU”, que será a operadora da cooperação técnica.  
 

Essa assistência técnica estará virada para apoiar o Ministério dos Transportes e permitir a identificação e elaboração de projectos prioritários em Luanda.  
 

Nesta senda, a CODATU irá realizar estudos de diagnósticos do transporte e da mobilidade em Luanda e definir o seu perímetro geográfico exacto (cidade/província) com as autoridades.

De igual modo, irá organizar workshops para apresentar os resultados do estudo, reunir as entidades locais do sector, desenhar o plano de acção de melhoria do sector, bem como promover encontros entre entidades locais e internacionais.  
 

Na ocasião o Ministro dos Transportes Ricardo D´Abreu, que assinou pela parte angolana, considerou esta acção como mais uma solução que vem responder ao plano director do sector dos transportes.  
 

Para o governante, a mobilidade urbana é um dos grandes desafios de Angola, particularmente do crescimento demográfico.  
 

“ Precisamos de ter cidades e comunidades mais sustentáveis e este acordo vai permitir desenvolver um conjunto de estratégias e acções concretas  para podermos assegurar a melhoria da mobilidade urbana, pelo país”, asseverou o dirigente.
 

Por sua vez, o director Regional da AFD para a África Austral, Christian Yoka, disse que este acordo permitirá o intercâmbio de experiências francesas e internacionais para o apoiar na optimização do transporte urbano em Angola.  
 

Identificar os diferentes métodos de financiamento de novas infra-estruturas e encorajar o interesse das empresas francesas no sector do transporte urbano angolano são igualmente outros objectivos.  


}