Petrolíferas no país querem consórcio para aumentar produção de gás butano

19 Abril 2022 | Política

Petrolíferas no país querem consórcio para aumentar produção de gás butano

Um novo consórcio entre a petrolífera norte-americana Totalenergies EP e as demais que operam no território angolano para garantir maior produção de gás butano, no quadro da actual procura mundial do produto, deverá, em breve, ser lançado no país.

A informação foi avançada esta segunda-feira (18), em Luanda, à imprensa, pelo director-geral da Totalenergies em Angola, Olivier Jouny, no final do encontro que manteve com os deputados da 5ª Comissão de Economia e Finanças da Assembleia Nacional. 

"Estamos a trabalhar com outras companhias petrolíferas que operam em Angola, para lançar um novo consórcio, que permitirá levar mais gás à fábrica LNG, sediada na vila petrolífera do Soyo", afirmou Olivier Jouny.
 

O director-geral da Totalenergies anunciou, com efeito, a recuperação dos Blocos 20 e 21 na Bacia do Cuanza, bem como do Bloco 29, na Baía do Namibe, para tentar encontrar petróleo e gás. Indicou que prosseguem as pesquisas de fronteira em novas bacias, incluindo nos Blocos 17 e 32.
 

Olivier Jouny falou aos deputados dos principais projectos em curso e em carteira, além das questões ligadas aos níveis de produção do crude nos diferentes blocos onde opera.
 

O encontro entre deputados e a direcção da companhia petrolífera Totalenergies decorreu no âmbito das consultas públicas feitas pelo Parlamento aos grandes contribuintes da economia nacional.
 

Aos deputados o director-geral da Totalenergies informou que a companhia vai alargar a carteira de projectos nos Blocos 17 e 32, no domínio das energias renováveis. Referiu-se, a propósito, sobre o projecto da companhia, em alargar, cada vez mais, a instalação de bombas de combustível ao nível do território nacional.
 

Falou ainda do projecto solar em curso com a parceria da petrolífera angolana Sonangol, para beneficiar do fornecimento de energia eléctrica às populações das províncias do Huambo e Huíla. Nesta última região, referiu, o projecto solar produzirá 40 Megawatts.
 

Olivier Jouny tranquilizou os deputados ao prometer que a companhia, no quadro da actividade no país, pretende reduzir o impacto nas emissões de gás estufa. "Vamos fazer tudo para operar de maneira diferente em Angola, salvaguardando o ambiente, no quadro do Acordo de Paris, recentemente rubricado por Angola", reforçou.
 

O director-geral da Totalenergies, apesar de reconhecer o potencial de biocombustíveis no país, disse que a companhia vai procurar alargar e diversificar as fontes para a obtenção das "energias limpas". 
 

Sublinhou que a Totalenergies, que detém 45 por cento da produção petrolífera nacional, também vai prosseguir com investimentos para proporcionar mais empregos, sobretudo, para os jovens.
 

A presidente da 5ª Comissão valorizou o encontro, salientando que as informações obtidas vão permitir enriquecer ainda mais os relatórios referentes aos próximos orçamentos.
 

Ruth Mendes disse que a 5ª Comissão vai, nos próximos tempos, reunir com responsáveis de outras petrolíferas que operam no país, para também recolher informações detalhadas sobre os níveis de produção, projectos e investimentos de curto, médio e longo prazos.
 

Da companhia petrolífera, Ruth Mendes disse que tem recebido informações sobre o quadro legal a ser criado para a implementação de projectos de crédito de carbono, à semelhança do que a companhia já realiza no Congo.

 

Encontro com os jovens
 

Ainda ontem, o grupo de mulheres parlamentares reuniu com dezenas de jovens de diferentes associações, aos quais explicou o funcionamento da Assembleia Nacional, no quadro da democracia multipartidária.
 

Jair Pereira, do Instituto Angolano da Juventude, disse que o encontro decorreu no âmbito da necessidade de se "extinguir do seio de alguns jovens a desinformação sobre o funcionamento das instituições públicas".
 

"Queremos com estas acções juntar os jovens com as instituições, saber sobre o real funcionamento das mesmas e o que elas representam para o país", afirmou Jair Pereira, salientando que os jovens devem ser incentivados, para o resgate dos valores morais e cívicos, com vista a manutenção do espírito de paz durante o período eleitoral.
 

No quadro do projecto "Mais cidadania, mais Angola", disse que as próximas visitas serão realizadas no Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas (EMG-FAA), Procuradoria Geral da República (PGR), Comissão Nacional Eleitoral (CNE) e no Palácio Presidencial.


}