País quer ser destino dos investimentos europeus

24 Março 2022 | Economia

País quer ser destino dos investimentos europeus

Angola quer relações mais intensas com a União Europeia e o destino dos seus investimentos manifestou, esta quinta-feira, o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, quando falava em conferência de imprensa em Bruxelas.
 

O ministro que participa, hoje, no 1º Fórum Empresarial União Europeia-Angola informou que estão em curso várias abordagens nesse fórum entre elas a apresentação de Angola enquanto destino de investimentos.
 

"Temos também uma abordagem de acesso ao mercado, vermos como encontrar parceiros europeus que estejam interessados em comprar produtos angolanos, pois, temos um mercado europeu interessado em frutas tropicais”, detalhou.
 

Mário Caetano João destacou a possibilidade de explorar as franquias, tendo os angolanos radicados na Europa como uma ponte para que empresas europeias possam internacionalizar, também, no mercado angolano.


Financiamentos 

Por seu turno, a embaixadora Jeannette Seppen, chefe da delegação da União Europeia em Angola disse que para Angola existem várias linhas de crédito uma delas é o Programa Plurianual Indicativo que tem 275 milhões de ouros para os próximos anos, que tem como foco a diversificação económica, na governação e no desenvolvimento do capital humano.
 

"Chegou o momento de dizermos vamos estar juntos e vamos reconstruir melhor de forma mais digital, com a inclusão dos jovens que têm um papel importante para a diversificação de economia de Angola”, enfatizou Jannete Seppen.
 

O chefe de Divisão do Banco Europeu de Investimentos, para África Subsariana Diederck Zambom, que também participou da conferência de Imprensa, anunciou que Angola está a receber um financiamento de 50 milhões de euros para que possa ganhar resiliência perante os efeitos da Covid-19.


}