Celebração do acordo de cooperação franco-angolano entre as instituições de ensinos veterinários e agrícolas

19 Outubro 2021 | Política

Celebração do acordo de cooperação franco-angolano entre as instituições de ensinos veterinários e agrícolas

Por ocasião dos « Montpellier Global Days for Science, education and innovation: Africa 2021 » que tiveram lugar antes da Nova Cimeira África França (NSAF, sigla em francês), o acordo de Cooperação entre instituições Angolanas e Francesas de ensinos veterinários e agrícolas, foi celebrado no Instituto das Regiões Quentes de Montpellier SupAgro na passada segunda-feira 4 de Outubro.

 

Abrange as faculdades de Medicina veterinária e de Ciências agrárias da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) do Huambo, em Angola, as Escolas veterinárias francesas (ENVF), e a Escola Nacional Superior de Formação do Ensino Agrícola (ENSFEA).

 

Este acordo de cooperação insere-se no âmbito da estratégia Europa e Internacional do ministério da Agricultura e da Alimentação e da estratégia de Cooperação bilateral desta Embaixada. O mesmo concretiza já dois anos de intensa colaboração no domínio da pedagogia inovadora com a implementação do projecto « Veterinary and Agronomic International training in Innovative Pedagogy (VAI²P) ».

 

A cerimónia teve lugar na presença de: Rachid Benlafquih, do Gabinete de Relações Europeias e da Cooperação Internacional da DGER, Marie Schill, do Ministério da Europa e Negócios Estrangeiros (MEAE, sigla em francês) na Direcção do Desenvolvimento Sustentável, Marion Demay, directora de Intercâmbio da ENSFEA, Jeanne-Marie Bonnet-Garin, directora-geral interina de VetAgro, Agnès Leblond, directora-adjunta de Intercâmbio do VetAgro Sup, Jean-Luc Bosio, chefe do Departamento de Intercâmbio e das Línguas de Montpellier SupAgro e Fernando Maia, decano da faculdade de Medicina veterinária da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) do Huambo.

 

Maia congratulou-se pela cooperação reforçada com este acordo ao salientar que esta celebração permitiria a implementação de novas acções no domínio do ensino, da investigação ou da especialização. Jeanne-Marie Bonnet-Garin, em nome das ENVF, sublinhou o enriquecimento recíproco e a importância de trabalhar em conjunto para o conceito One Health/Global Health para permitir aos estudantes adquirirem competências para enfrentar os desafios do futuro.
 

Este momento foi para todos a oportunidade de se reencontrar finalmente de forma presencial. Um outro ponto culminante está previsto em Marcy l’Etoile para a realização do 1° seminário em presencial do VAI²P, de 13 a 17 de Dezembro de 2021.


}