CMC regista novos fundos de investimento em valores mobiliários

24 Agosto 2021 | Economia | Ministério das Finanças

CMC regista novos fundos de investimento em valores mobiliários

A Comissão do Mercados de Capitais, CMC, registou sete novos fundos especiais de investimento em Valores Mobiliários, nos primeiros 10 dias do mês em curso.

 

De acordo com uma nota emitida pela referida Comissão, com o registo destes novos fundos, a indústria alcança um total de 30 Organismos de Investimento Colectivo (OIC) registados na CMC. Os novos fundos estão sob a gestão das sociedades gestoras BAI Gest e BFA Gestão de Activos, SA., sendo esta última, responsável por seis dos novos fundos.

 

A CMC procedeu o registo do BAIGEST Obrigações Mais II, fundo especial de investimento em valores mobiliários fechados, de subscrição pública. O BFA Private II e BFA Private III que estão autorizados a emitir, através da sociedade gestora BFA Gestão de Activos, SA.

 

O BFA detém ainda quatro fundos especiais de investimento em valores mobiliários fechados de subscrição pública.

 

A indústria de OIC tem apresentado uma trajectória crescente, do número total de 30 OIC registados na CMC, 23 correspondem a fundos de investimento mobiliário, três fundos de investimento imobiliário e quatro sociedades de investimento imobiliários.

 

A CMC é um organismo superintendido pelo Ministério das Finanças, responsável por regular, supervisionar, fiscalizar e promover os Mercados de Valores Mobiliários e Instrumentos Derivados. Compete, igualmente à CMC assegurar a sã concorrência nestes mercados, garantir a legítima confiança e a segurança jurídica de todos os intervenientes e prevenir o risco sistémico, contribuindo assim para o desenvolvimento económico do País.

 

A CMC tem também como missão contribuir para que o Mercado de Valores Mobiliários e Instrumentos Derivados venha a constituir-se e evolua como alternativa preferencial de capitalização e financiamento do Estado e das empresas e como veículo, por excelência, de canalização das poupanças da Sociedade para instrumentos de investimento diversificados. ​


}