ANGOLA E FRANÇA ABORDAM COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DA FORMAÇÃO
5 Julho 2021 | Sociedade | Angop
Luanda – A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Alves, e o embaixador de França em Angola, Daniel Vosgien, abordaram sexta-feira a cooperação nos domínios da formação académica e profissional e da protecção da menina contra a violência.
Durante a audiência, as duas entidades afloraram, igualmente, a cooperação no domínio da agricultura e o reforço das acções de municipalização, com ajuda de parceiros como a União Europeia (UE).
A visita de cortesia do embaixador Daniel Vosgien ao Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU) serviu ainda para se identificar novas áreas de cooperação bilateral, tendo em conta a vasta experiência da França no domínio da protecção social.
Faustina Alves avançou que o encontro é a continuidade histórica das relações entre os dois países, na vertente social.
Por seu turno, o diplomata francês adiantou ter abordado, ainda, com a governante angolana, questões relacionadas com as eleições autárquicas, um processo que considera fundamental por contribuir na identificação dos grupos vulneráveis e procurar respostas imediatas.
Daniel Vosgien fez saber que os actores internacionais, a diplomacia, a UE e as agências das Nações Unidas estão ao dispor do governo angolano para o apoio no que tange à peritagem, financiamentos, projectos concretos de cooperação local.
Angola e França mantém laços de cooperação em vários domínios, com realce para a vertente social, educação e ensino, cultura, agricultura.
A cooperação entre Angola e a França conheceu novos desenvolvimentos, depois da visita oficial do Presidente João Lourenço ao país europeu, a 28 de Maio de 2018.