Angola presente na Cimeira sobre a economia do continente africano

19 Maio 2021 | Economia | Ministério das Finanças

Angola presente na Cimeira sobre a economia do continente africano

A Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, enquadra a delegação angolana chefiada pelo Presidente da República, que se deslocou a capital francesa, Paris, desde o final da tarde deste domingo, 16 de Maio, para participar na Cimeira sobre a economia do continente africano.

 

O evento, uma iniciativa do Governo francês, com o envolvimento da União Africana, vai debater, nesta terça-feira, 18 de Maio, entre outros assuntos, aspectos relacionados com a dívida dos países africanos, investimento privado, a construção de infra-estruturas e as reformas económicas em curso nas nações africanas.

 

A reunião de alto nível vai juntar vários Chefes de Estado africanos, além de outras individualidades europeias, visando atrair investimentos para os sectores público e privado africanos, a fim de fazer face à subida das taxas de juro, consequência da Covid-19 no sistema económico mundial.

 

Pretende-se, igualmente, implementar meios financeiros para relançar as economias dos países africanos, pois, apesar do continente ter sido menos afectado pela pandemia, a previsão é que o seu Produto Interno Bruto (PIB) recue, este ano, para números que rondam os 2,1 por cento.

 

Por outro lado, estão reservadas à margem do encontro, reuniões entre o Presidente João Lourenço e Emmanuel Macron, Cyril Ramaphosa e com o Primeiro-ministro de Portugal, António Costa.

 

As relações diplomáticas entre Angola e a França datam de Fevereiro de 1976 e, em 1982, os dois países assinaram um Acordo Geral de Cooperação.

 

Esta é a segunda vez que o Presidente João Lourenço se desloca a França, desde o início do seu mandato, em Setembro de 2017, tendo a primeira deslocação ocorrido em Maio de 2018.

 

Em Junho de 2020, o Chefe de Estado angolano e o seu homólogo francês mantiveram uma conversa por telefone, onde abordaram um conjunto de temas, com destaque para o impacto da Covid-19 na economia mundial e os seus reflexos em Angola.

 

A comitiva angolana que se encontra em Paris é igualmente composta pelo Ministro das Relações Exteriores, Téte António e altos quadros do Gabinete do Presidente da República.


}