AIPEX REALIZOU JÁ 98 PROJECTOS DE INVESTIMENTO PRIVADO COM A FRANÇA

16 Março 2021 | Economia | Jornal de Angola

AIPEX REALIZOU JÁ 98 PROJECTOS DE INVESTIMENTO PRIVADO COM A FRANÇA

O Presidente do Conselho de Administração da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX), António Henriques da Silva, realçou, que na esfera do investimento privado, desde 1992 até 2020, foram registados noventa e oito projectos de investimentos provenientes de França.

 

Segundo o Presidente da AIPEX, que falava no encontro que manteve ontem com a equipa económica da Embaixada Francesa composta pelo novo Conselheiro Económico da Embaixada de França, Stephan Dubost, e o director da Business France Angola, Nicholas Jouannaux, disse que dos projectos de investimentos provenientes de França, destacam-se, a Indústria, Prestação de Serviços, Construção Civil, Comércio, Agricultura e outros.



Confirmou ainda que, dos sectores de actividades acima mencionados, de origem Francesa, resultou num investimento no valor total de 242.872.340,00 de USD de projectos aprovados. "Observando a balança comercial entre os dois países é possível constatar que Angola e França têm grandes parcerias económicas de exportação e importação", afirmou.



O Presidente destacou que Angola exportou para França um montante de 533.571.024,00 USD e importou 1.994.745.335,00 USD relativamente ao ano de 2019.
Angola exportou em 2019 para França produtos como, combustíveis, minerais, barcos, artigos de ferro ou aço, ao passo que a França exportou produtos como, cereais, maquinaria, artigos de ferro ou aço, produtos de moagem, malte, glúten de trigo.



No encontro o director da Business France Angola, Nicholas Jouannaux, disse que o encontro serviu para trocar ideias e para fortalecer as relações económicas entre os dois países, porque há muito potencial em Angola e, além do sector petrolífero, também no ramo da agricultura e das energias renováveis.
"Estamos aqui para ajudar Angola no desafio da diversificação da economia", disse.


Já o Conselheiro Económico da Embaixada, Stephan Dubost, adiantou que o encontro permitiu saber do Presidente da AIPEX todas as intenções que Angola está a fazer para atrair os investimentos estrangeiros e saber do novo regime contratual para os investidores estrangeiros.  



As relações diplomáticas entre os dois estados foram estabelecidas em Fevereiro de 1976. As bases da cooperação bilateral foram criadas, em 1982, com a assinatura do Acordo Geral de Cooperação. Os dois países partilham diversos interesses económicos, tendo o comércio bilateral atingido 1,4 mil milhões de euros, em 2013. Em 2014, as importações de França para Angola alcançaram um valor estimado em 770 milhões de euros.


}