OBRIGAÇÕES DO TESOURO REPRESENTAM 62% DO VALOR CUSTODIADO NA BODIVA EM NOVEMBRO

15 Dezembro 2020 | Finança | Ministerio das Finanças

OBRIGAÇÕES DO TESOURO REPRESENTAM 62% DO VALOR CUSTODIADO NA BODIVA EM NOVEMBRO

As Obrigações do Tesouro Indexadas ao dólar norte-americano (OTTX) representam cerca de 62% do montante custodiado durante o mês de Novembro na BODIVA, tendo atingido a cifra de 4,1 biliões de Kwanzas, um aumento de 36% relativamente ao mês anterior.

 

Estes dados representam um aumento de 57% relativamente ao período homólogo, conforme o Dashboard da referida instituição.

 

Do montante custodiado na BODIVA, 116,7 milhões de Kwanzas foram em Bilhetes do Tesouro (BT’s) e 2,5 biliões em Obrigações de Tesouro Indexadas ao dólar norte-americano (OT-TX), 1,2 biliões de Kwanzas em Obrigações do Tesouro Não Reajustáveis (OT-NR), respectivamente, o que representa 95% do montante custodiado no mês em análise.

 

Durante o mês de Novembro, foram abertas de 14 858 contas de registo individualizado, o que representa um aumento de 0,90% face ao período homólogo. Este mês contou com o maior número de novos registos.

 

Segundo o Dashboard dos Mercados BODIVA, durante o mês em análise foram movimentados cerca de 80,2 mil milhões de Kwanzas no mercado regulamentado sob gestão da BODIVA, dos quais 67,7mil milhões de Kwanzas em negócios realizados no ambiente multilateral e 12,4 mil milhões em ambiente bilateral.

 

De acordo com os dados da BODIVA, os negócios realizados por ano de vencimento e em comparação com o período homólogo confirmam a tendência para a concentração do montante negociado em títulos com maturidade mais curta, com realce para 2020, 2022 e 2023, revelando falta de confiança no mercado por parte dos investidores.

 

No que concerne ao desempenho dos membros de negociação, verifica-se que, dos 21 membros BODIVA, apenas 18 contribuíram para o montante negociado, nomeadamente o SBA, BMA e BFA, que ocupam os três primeiros lugares.

 

O SBA assumiu a liderança do mercado, com um montante negociado de 33, mil milhões de Kwanzas, com uma quota de mercado de 49%, o BMA, na segunda posição, negociou 31 mil milhões de Kwanzas com uma cifra de 46%, enquanto que na terceira posição, surge o BFA com uma quota de mercado de 34%, com um montante negociado de 22,8 mil milhões de Kwanzas.

A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), é um organismo superentendido pelo Ministério das Finanças a quem compete promover a sã concorrência dos mercados pela divulgação clara, rigorosa e tempestiva da informação indispensável para a tomada de decisões financeiras e desenvolver um mercado regulamentado de valores mobiliários e derivados, como fonte complementar de financiamento à economia angolana.


}