INAUGURAÇÃO DO ISTAM - DISCURSO DO EMBAIXADOR

14 Outubro 2020 | Política

INAUGURAÇÃO DO ISTAM - DISCURSO DO EMBAIXADOR

Malanje, 13 de Outubro de 2020

Só o discurso proferido é autêntico

Excelência Senhor Presidente da República de Angola,

Excelências Senhoras e Senhores,

Sua Excelência Governador da Província de Malanje,

Sr. Diretor do Instituto Superior de Tecnologia de Alimentos em Malanje,

Caros amigos,

Excelentíssimo Senhor Presidente, logo duas palavras me vêm à mente para definir como me sinto neste dia de inauguração: emoção e orgulho.

 

A emoção antes de mais nada: a de ver hoje a conclusão com sucesso de um dos maiores projectos de cooperação entre os nossos dois países iniciado em 2008. De facto, pela qualidade das suas infra-estruturas, pela excelência do seu corpo docente , e através da sua missão de instrumento essencial para o desenvolvimento sustentável de Angola, o ISTAM ilustra perfeitamente os nossos esforços conjuntos a favor da agricultura moderna, alimentação e ensino superior ao serviço da sociedade, juventude e desenvolvimento económico em Angola.

 

Há também um orgulho imenso: o de estar aqui ao vosso lado, para aquele que será sem dúvida o meu último acto oficial como Embaixador de França antes de deixar Angola. Quero te agradecer pessoalmente por isso. É também é minha responsabilidade transmitir-lhe em seu nome as mais calorosas saudações de Sua Excelência Emmanuel Macron, Presidente da República Francesa.

 

A França, senhor presidente, é uma velha nação agrícola e uma das principais potências agrícolas do mundo. A relação que cada francês tem com a terra e seus frutos é mais do que uma simples questão utilitária. Considerada a verdadeira “semente da Europa”, o nosso país tem feito da agricultura e da alimentação, e isto durante muitos séculos, uma componente fundamental da sua identidade nacional. Existe em cada um de nós um agricultor adormecido e, muitas vezes, uma terra familiar que perdura. Nosso país ainda tem centenas de milhares de agricultores hoje e...

 

350 tipos diferentes de queijos, o que levou o general De Gaulle a dizer que não é fácil governar um país, a França, com tantas variedades. de queijos… Esta relação essencial foi passada de geração em produção de produtores a outros, mas também se transformou e se modernizou graças a um esforço permanente do sistema francês de ensino médio, superior e pesquisa agrícola.

 

Se me permito é, recordar aqui estas poucas características próprias da França, é porque tenho a firme convicção de que esta história também pode ser a de Angola. Não por imitação de qualquer modelo estrangeiro, mas por intercâmbios e trabalhos conjuntos e inovadores, que só destacariam o imenso potencial do seu país. Angola pode, por sua vez, tornar-se uma das principais potências agrícolas do continente africano.

 

A inauguração do ISTAM é, portanto, apenas uma etapa. Passo essencial, mas que já nos exige que nos projetemos ainda mais:

 

Em primeiro lugar, para o próprio ISTAM, que a França pretende continuar a apoiar nos próximos anos, ajudando na formação contínua dos seus professores e técnicos, e apoiando parcerias com instituições francesas, públicas ou privadas, que o consolidará no seu papel de piloto da cooperação agroalimentar franco-angolana.

 

Depois, porque os desafios são muitos, continuar a implementar o plano de ação agrícola conjunto que se tornou realidade desde a visita do Ministro da Agricultura francês em 2019. Os eixos são numerosos, e eu apenas citarei alguns aqui: desenvolvimento do sistema de ensino técnico agrícola (ITA) com financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento; continuação da cooperação no ensino superior, com o ISTAM claro, mas também com a Universidade do Huambo; cooperação na área de sementes; atendimento à sociedade civil e pequenos produtores; apoio à agricultura comercial...

 

Todos estes projectos só fazem sentido aos nossos olhos pela sua complementaridade, pelo seu entrelaçamento que, a longo prazo, permitirá criar um verdadeiro sistema combinando as esferas da formação, produção, transformação, comercialização e finalmente de consumo. Estes projectos materializam também o empenho e a determinação da França de estar ao seu lado nesta diversificação da economia que o seu governo tem procurado concretizar desde a sua chegada ao chefe de Estado.

 

Senhor Presidente. Vou encerrar aqui minhas observações, porque quem me conhece aqui sabe que eu poderia falar por horas, esses assuntos me fascinam tanto, e ainda temos muitas ideias a trocar jumtos.

 

Por isso, desejo expressar-lhe mais uma vez a minha gratidão pela honra que me concedeu ao permitir-me acompanhá-lo hoje a Malanje.

 

Gostaria também de me dirigir, por seu intermédio, Senhor Presidente, ao povo angolano para lhe dizer o quanto amei esta terra e este povo angolano e para lhe assegurar que, longe de me despedir aqui em público, por hoje me contento apenas para dizer a você, Senhor Presidente, queridos amigos, um caloroso "até logo"!


}