Jovens angolanos vivem o seu sonho de basquetebol e de sucesso ao lado de Tony Parker

13 Maio 2022 | Desporto

Jovens angolanos vivem o seu sonho de basquetebol e de sucesso ao lado de Tony Parker

Há vinte anos, a escola de basquete Formigas do Cazenga vem realizando os sonhos de toda uma comunidade do Cazenga, o município mais populoso de Luanda, capital de Angola. Hoje, é apoiado em sua missão graças a uma parceria com a França.
 

Os jovens formados no local vêm de origens modestas. São as “Formigas”, as formigas, do Cazenga como explica Eduardo Fonseca Luís Raúl, formador e secretário-geral e fundador das Formigas do Cazenga.
 

"Formigas que trabalham sem parar"

“Refere-se à forma como as formigas se organizam e a força de trabalho, a vontade, a humildade e a forma como estes jovens trabalham sem parar”, sublinha antes de acrescentar: “Sempre estão focados, mesmo os mais novos”.

Nas últimas duas décadas, a estrutura acolheu 2.000 crianças angolanas para lhes ensinar basquetebol e muito mais.

“Trata-se, antes de mais nada, de educação”, observa Eduardo Fonseca, “dar valores morais, éticos e culturais aos nossos jovens e ensiná-los a adquirir educação, a mostrar respeito e a serem organizados e perseverantes na vida. Hoje, após a pandemia, temos uma força de trabalho de 180 a 190 jogadores de basquete", diz.

Sara Caetano, craque dos Formigas
 

Uma das estrelas das Formigas é Sara Caetano. "Desde o início, quando comecei, eles me mostraram que não eram apenas treinadores ou colegas, mas que éramos uma família e que eu tinha irmãs com quem podia contar", diz ela.
 

Ajuda mútua, mas também trabalho são as palavras-chave das Formigas no desporto, mas não só: “Aprendi muito, não só como jogador, mas também como pessoa”, diz Sara. "Aprendi que no esporte e na vida é preciso ser gentil, respeitar os outros, dentro e fora de campo e, apesar de tudo que possa acontecer, também é preciso ser um bom aluno", disse.
 

Tony Parker quer "dar a essas crianças uma oportunidade de alcançar seus objetivos"

A escola Formigas do Cazenga recebeu o apoio do ex-campeão franco-americano de basquete Tony Parker, que conquistou quatro campeonatos da NBA nos Estados Unidos com o San Antonio Spurs. Ele recebe Sara em sua academia de basquete em Lyon.
 

“Sempre soube que queria fundar uma academia no final da minha carreira”, diz Tony Parker. “Abrimos em 2019, então já se passaram três anos”, continua ele. "É uma maneira incrível de devolver o que me foi dado", diz ele.

 

Nascido na Bélgica, filho de jogador de basquete americano e mãe holandesa, Tony Parker obteve a nacionalidade francesa e se tornou uma estrela do time de basquete francês. Agora aposentado da promotoria, ele apoia instituições de caridade, incluindo sua academia. "Para mim, cada vez que vejo uma criança sorrir, não tem preço", disse o ex-campeão. "Trata-se de dar a essas crianças a oportunidade de realizar seus sonhos - esse é o lema da Academia: 'Venha para a Academia, você vai conseguir um emprego!' na vida" Quero ter certeza de que todas as crianças que se juntarem a ela possam alcançar seus objetivos na vida", diz ele diz.
 

"O meu projecto é ir para Angola", acrescenta Tony Parker que pretende integrar na sua Academia, outros jogadores deste país, mas também de outros lugares. "Começamos com Sara porque ela tinha potencial para fazer algo com o time de basquete que ajudamos lá", disse ele antes de declarar: "Quero ir lá, visitá-los e tentar encontrar outras crianças como Sara".
 

Basquetebol, uma paixão no ADN de Angola
 

"Nada é impossível!" garante Sara

Sara, por sua vez, está ciente de sua sorte: "Meu jogo evoluiu desde que entrei [na Academia] em nível coletivo e tático. Meu sonho é ser treinadora, estou estudando para isso, faço cursos na a Academia e é ótimo, as pessoas são incríveis, me ajudam muito e me apoiam para que eu possa realizar meu sonho", diz ela.
 

Para os alunos das Formigas do Cazenga, a Sara é um exemplo a seguir. "Quero dizer à próxima geração que continue trabalhando e acreditando em seus sonhos, porque nada é impossível!" ela diz para concluir.


}