REDE EIFFEL TEM PROPORCIONADO EXCELÊNCIA PEDAGÓGICA

27 Outubro 2021 | Sociedade

REDE EIFFEL TEM PROPORCIONADO EXCELÊNCIA PEDAGÓGICA

Caxito – A implementação da rede de escolas Eiffel em Angola tem proporcionado excelência pedagógica no ensino, revelou segunda-feira na província do Bengo, o embaixador da França em Angola, Daniel Vosgien.

 

O diplomata francês disse que na última sessão de exames para obtenção do certificado de habilitações literárias, realizada em Junho deste ano, 92,5 porcento dos alunos passou com sucesso aos testes escolares que têm um reconhecimento internacional.

 

Mostrou-se satisfeito com a excelente qualidade de ensino e a frutuosa parceria entre o Ministério da Educação de Angola, a Missão Laica francesa e a empresa Total.

 

Criada em Maio de 2008, fruto da parceria entre o Ministério da Educação, a Missão Laica francesa e a empresa Total, a rede Eiffel é constituída por liceus nas províncias de Malanje, Cunene, Cuanza Norte e Bengo, estando prevista a entrada em funcionamento de duas novas escolas no Huambo e Moxico, em 2023. 

 

Desde 2009, as escolas da rede Eiffel já formaram mais de mil alunos, dos quais 367 estão no mercado de emprego, nos sectores da Educação e Saúde.

 

Daniel Vosgien reiterou a estreita relação bilateral entre Angola e a França nos domínios da educação, economia, cultura, formação profissional, desenvolvimento económico, energia renováveis e diálogo político. 

 

Por sua vez, a governadora provincial do Bengo, Mara Quiosa, considerou o Liceu Eiffel de Caxito uma marca de referência no sistema de ensino e aprendizagem na província, constituindo um motivo de orgulho pelo exemplo que representa em termos de qualidade da docência.

 

Sublinhou que o Executivo tem vindo a intensificar as suas acções para a melhoria da qualidade do ensino, não só através da prioridade atribuída à construção de mais escolas, mas também na aposta na formação do pessoal docente para a melhoria das práticas pedagógica, por via das escolas de referência.

 

No âmbito do programa de concessão de bolsas de estudo, 105 jovens angolanos, que passaram pelas escolas da rede Eiffel, concluíram o ensino superior em França e tornaram-se empreendedores de sucesso, graças ao apoio financeiro das empresas TotalEnergies, Castel, Prezioso, Sonangol, Aker e da Missão Laica Francesa.

 

No presente ano lectivo estão matriculados mais de 600 alunos nas escolas da rede Eiffel que frequentam cursos de Matemática, Física, Química e Biologia.


}