Primeira fase da Campanha Agrícola 2021/2022 conta com 4 mil milhões de kwanzas para financiar projectos de produtores familiares | NOTA DE IMPRENSA

20 Outubro 2021 | Economia

Primeira fase da Campanha Agrícola 2021/2022 conta com 4 mil milhões de kwanzas para financiar projectos de produtores familiares | NOTA DE IMPRENSA

O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário ( FADA), tem disponíveis quatro mil milhões de Kwanzas para apoio à produção agrícola familiar, no ano agrícola 2021/2022. A apresentação actualizado dos respectivos produtos financeiros aconteceu hoje no briefing do domínio da economia, na sala de imprensa Carlos Rocha "Dilolwa”pelo Administrador Executivo do FADA, Manuel Pedro. 

 

A iniciativa é do Executivo, sob execução do FADA, tem como objectivo principal, disponibilizar créditos em condições mais acessíveis aos operadores da agricultura familiar. 

 

O FADA criou quatro produtos financeiros nomeadamente, as linhas de financiamento de poio à produção, ao Investimento,  à comercialização e  escoamento bem como a de apoio às caixas comunitárias

.  

A linha de apoio a produção financia até 15 milhões de kwanzas por projecto, o crédito de investimento financia até 25 milhões, igual limite, por projecto, é dado ao crédito de apoio à comercialização e escoamento, enquanto que as caixas comunitárias podem receber até 10 milhões de kwanzas.  

 

Esses financiamentos podem servir para adquirir máquinas e equipamentos agrícolas, sistemas de irrigação, terrenos para actividade agrícola, acções de benfeitorias, meios rolantes para o escoamento, tesouraria para a comercialização de produtos agrícolas ou para a montagem de pequenas estruturas de armazenamento.  

 

Neste âmbito, o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário acaba de colocar mais dois novos produtos financeiros, nomeadamente, o Crédito Mulher Rural e o Crédito Jovem Agricultor.  

Segundo Manuel Pedro, o crédito Mulher Rural é uma ferramenta que visa contribuir para o empoderamento da Mulher Rural e se enquadra nos quatro instrumentos financeiros disponíveis.  

 

"O Crédito Jovem Agricultor é uma solução de financiamento aos jovens agricultores na faixa etária dos 18 aos 40 anos de idade e pretende rejuvenescer a actividade agrícola e facilitar o escoamento dos seus produtos”, afirmou.  

 

Desde o início de 2021 até a data, o FADA conta com 184 projectos aprovados, equivalentes a pouco mais de mil e setecentos milhões de kwanzas (kz 1.782.658.231,17).  


}