ANPG, SONANGOL E ENI ASSINAM MEMORANDO SOBRE TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

ANPG, SONANGOL E ENI ASSINAM MEMORANDO SOBRE TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

O memorando de entendimento foi assinado no âmbito da Estratégia Nacional de Biocombustíveis, em linha com os compromissos assumidos internacionalmente aquando da assinatura do Protocolo de Kyoto.

 

A Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANPG), a Sonangol e a petrolífera italiana ENI assinaram, nesta segunda feira, 4/10/2021, um memorando de entendimento sobre transição energética. 

 

O acto, realizado nas instalações do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), foi presenciado pelo Ministro Diamantino Azevedo para quem "o Sector de Petróleo e Gás dá um importante passo rumo à descarbonização e transição energética em Angola com a assinatura do memorando de entendimento para o estudo e implementação de iniciativas tendentes ao desenvolvimento conjunto da ANPG, Sonangol e a Eni Angola Exploration B.V. e do sector de agro-bio-combustíveis no país”. 

 

O governante considerou que "a transição energética deve ter em conta o desenvolvimento económico, social e energético de cada país” e, acrescentou, "é neste sentido que o MIREMPET tem vindo a patrocinar iniciativas deste género, numa combinação de esforços com os major players da indústria petrolífera em Angola, como é o caso da Eni, para a introdução da produção de energias renováveis e de biocombustíveis”. 

 

Matteo Bacchini, Director Geral da ENI, considerou ser "uma honra” assinar o referido memorando. "Estamos a iniciar os primeiros passos de um novo e importante caminho para a transição energética, para descarbonização das indústrias, além das actividades que continuamos a fazer no Sector de Petróleo e Gás que tem um grande futuro em Angola”, sublinhou.  

 

O memorando de entendimento foi assinado no âmbito da Estratégia Nacional de Biocombustíveis que estabelece a visão, objectivos, metas e princípios orientadores para produção de biocombustíveis em Angola, em linha com os compromissos assumidos internacionalmente aquando da assinatura do Protocolo de Kyoto. 

 

Protocolaram o documento Belarmino Chitangueleca (ANPG), Sebastião Martins (Sonangol) e Matteo Bacchini (ENI). 


}