CPLP ASSINA ACORDO PARA FACILITAR MOBILIDADE DE SEUS CIDADÃOS

19 Julho 2021 | Política | Governo de Angola

CPLP ASSINA ACORDO PARA FACILITAR MOBILIDADE DE SEUS CIDADÃOS

Os Estados-membro da CPLP assinam hoje, 17 de Julho, em Luanda, um acordo para facilitar a mobilidade dos seus cidadãos na comunidade.

 

Para o diplomata angolano Georges Chikoti, recebido em audiência pelo Presidente João Lourenço esta sexta-feira, 16 de Julho, no Palácio Presidencial, enquanto secretário executivo do grupo África Caraíbas e Pacífico (ACP), o acordo dará uma grande contribuição para o desenvolvimento dos países-membro da organização, cuja presidência rotativa é assumida por Angola, a partir de hoje.

 

"A CPLP vai aprovar um documento importante pelo menos que tem em conta a mobilidade dos cidadãos. Ainda que não seja um acordo sobre uma mobilização total, mas reconhece que os empresários, pessoas que têm alguma actividade para desenvolver, possam circular, livremente e bem, no espaço da CPLP, porque isso é uma contribuição para o desenvolvimento das nossas sociedades”, disse.

 

Os países da CPLP devem ser felicitados por isso, segundo George Chikoti, particularmente Angola por albergar a décima terceira Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da CPLP.

 

Georges Chikoti destacou o engajamento do Chefe de Estado angolano para a promoção da paz  junto dos países da África Central e dos Grandes Lagos.

 

"O seu engajamento para a promoção do desenvolvimento dos países em via de desenvolvimento não deixa dúvidas de que ele tem sido um grande promotor da paz, sobretudo agora na República Centro Africana, onde Angola jogou um papel muito importante para que aquele país continue a ter paz”, declarou o diplomata.

 

Além de Georges Chikoti, o Presidente da República, João Lourenço, recebeu em audiência outras entidades que estão em Angola para participar na Cimeira da CPLP.

 

Na tarde de ontem, esteve também no Palácio Presidencial o presidente em exercício da Assembleia Nacional da Guiné Bissau, Cipriano Cassamá e o Vice-Primeiro-Ministro de Timor Leste, José Morais dos Reis, que foi portador de uma mensagem do Primeiro- Ministro do seu país, Taur Matan Ruak.

 

João Lourenço recebeu também os Chefes de Estado da Guiné Bissau e da Namíbia, Umaro Sissoco Embaló e Hage Geingob, e o Primeiro-Ministro Moçambicano, Carlos Agostinho Rosário, também portador de uma mensagem do Presidente da República do seu país.

 

Por fim, houve também um encontro de cortesia entre o Presidente João Lourenço e o representante das Nações Unidas, François Fall.


}