INICIATIVA FRANCESA POTÊNCIA TALENTOS DAS FORMIGAS DO CAZENGA

13 Julho 2021 | Desporto | Angop

INICIATIVA FRANCESA POTÊNCIA TALENTOS DAS FORMIGAS DO CAZENGA

Luanda – A melhoria das condições de treinamento, alimentação e conhecimento científico podem proporcionar o surgimento de talentos para o basquetebol feminino no Clube Escola de Formação Desportiva Formigas do Cazenga, que conta com apoios da Embaixada de França em Angola.

 

Segundo o acordo assinado hoje, em Luanda, entre Ngouabi Salvador, presidente do clube, e o Embaixador de França em Angola, Daniel Vosgien, valido por três anos, prevê acções que darão outra dinâmica às actividades da agremiação angolana, situada num dos bairros populosos da capital do país.   

 

A reabilitação completa da infra-estrutura do clube, bolsas de estudo, inclusão digital, educação, saúde, equipamentos desportivos (bolas, tabelas de basquetebol e protectores) são os principais pontos que constam do respectivo protocolo.  

 

Para o embaixador de França em Angola, Daniel Vosgien, o seu país possui uma agenda específica para iniciativas que envolvam crianças e o desporto. “O clube Formigas do Cazenga reúne todos os requisitos para que a iniciativa francesa possa dar o seu apoio”, disse.

 

Acrescentou que, a escolha do basquetebol impôs-se rapidamente, por ser uma das pratias desportivas tão queridas dos angolanos e porque os atletas deste país resplandeceram tanto e continuam nos campos do mundo do Inteiro.

 

Referiu que a iniciativa já começou em 2020 com a inclusão da jogadora Sara Caetano na academia de Lyon do Tony Parker, a fim de melhorar as suas performances desportivas.

 

Sem especificar o valor total da iniciativa, adiantou ser mais importante a causa, que deve ser bem sustentada com intuito de produzir bons jogadores, mas também crianças e adolescentes com elevado grau de intelectualidade.

 

Por sua vez, o secretário de Estado para os Desportos, Carlos Almeida, afirmou que as crianças do clube beneficiário devem tirar melhor proveito do acordo e que por via do desporto possam sonhar com uma vida melhor do ponto de vista académico e social.

 

Para o presidente do clube, Ngouabi Salvador, os meninos quando vem para agremiação não é apenas para aprender a jogar basquetebol, mas também aprendem valores da cidadania, trabalho em equipa e comportamento cívico.

 

Beneficiando mais de trezentas (300) crianças da província de Luanda no treinamento desportivo e acompanhamento académico, a escola é tão importante quanto o desporto, de acordo com o interlocutor.

 

“A nossa aposta é conjunta e todos vamos conseguir tirar proveito desta iniciativa. Perspectivamos sim novas Saras, mas para tal precisamos também do apoio das famílias que acabam por ser nossos parceiros”, frisou.

 

Ja o director Geral da petrolífera Total, Olivier Jouny, admitiu que a inclusão da jovem mulher constitui uma grande mais-valia.

 

A empresa Total, um dos principais financiadores do protocolo, tem em carteira mais de trinta projectos semelhantes na sua politica de responsabilidade social em mais de doze das dezoito províncias do país.

 

Os parceiros desta iniciativa inscrevem-se plenamente num espírito olímpico que os levará ao seguimento dos Jogos de Tóquio e a inserirem as suas acções no âmbito da preparação dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

 

No acto, o administrador do Cazenga, Tomás Bica, fez a entrega oficial da licença que autoriza o processo de construção e reabilitação das infra-estruturas do Clube Formigas.


}