CAFÉ GINGA CHEGA AOS MERCADOS FRANCÊS E SUÍÇO NESTE MÊS

12 Maio 2021 | Economia | Angop

CAFÉ GINGA CHEGA AOS MERCADOS FRANCÊS E SUÍÇO NESTE MÊS

 

Luanda – A marca angolana "Café Ginga" estará disponível nos mercados de França e da Suíça, até finais do corrente mês, através da empresa Angonabeiro, que aposta "de forma consistente" na internacionalização do "bago vermelho" de Angola.

 

Em entrevista à ANGOP, a propósito do actual momento do mercado cafeícola angolano, o director-geral regional para os mercados internacionais do Grupo Nabeiro, José Beato, assegurou que a Angonabeiro está fortemente empenhada em revitalizar a fileira deste produto, desde o cultivo até à transformação e comercialização.

 

No âmbito da recuperação do prestígio que o café angolano teve na década de 70, no mercado interno e externo, período em que Angola foi o terceiro maior produtor mundial do “bago vermelho”, a fonte destacou a exportação de duas mil toneladas, nos últimos dois anos (2019-2020), em países como Namíbia, Senegal, China e EUA.

 

Na ocasião, o director afirmou que a empresa sempre compra e exporta café verde de Angola para a “casa mãe” em Campo Maior (Portugal), incorporando este produto em vários blends (mistura) e posteriormente exportado de Portugal para cerca de 50 países, onde a marca “Delta Cafés” tem presença directa.

 

Embora de forma tímida e pontual, José Beato lembrou que a Angonabeiro exportou o Café Ginga, em 2020, para Portugal, facto que marcou o lançamento deste produto no mercado português.

 

A exportação da marca Ginga, de forma permanente e consistente, é o principal objectivo a curto prazo, segundo o responsável.

 

Além disso, referiu, a Angonabeiro está igualmente a trabalhar no sentido de introduzir o café no dia-a-dia dos consumidores angolanos, com vista a aumentar os hábitos de consumo.

 

“Somos uma das empresas angolanas que continua a apostar na exportação de produtos locais, com o objectivo de gerar valor acrescentado para a economia do país e crescimento nos negócios”, reforçou.

 

A Angonabeiro é a empresa do Grupo Nabeiro que, desde o ano 2000, actua no mercado angolano na área da indústria e do comércio.

 

Actualmente, com um vasto portefólio de marcas próprias e representadas, está presente nas categorias de café, chá, açúcar, vinhos, azeite, leite, água, massas alimentares, bolachas e tostas.


}