APROVADO PROJECTO DO TERMINAL DA BARRA DO DANDE

5 Abril 2021 | Economia | Governo de Angola

APROVADO PROJECTO DO TERMINAL DA BARRA DO DANDE

O Relatório Final do Projecto Conceptual do Terminal de Desenvolvimento Integrado da Barra do Dande foi aprovado pela Comissão Económica do Conselho de Ministros esta terça-feira, 30 de Março, na terceira reunião ordinária, orientada pelo Presidente da República João Lourenço.

 

O projecto contempla a construção de infra-estruturas necessárias à operação marítima e portuária, para carga e descarga de combustíveis e outras mercadorias. Será desenvolvido por entidades de reconhecida capacidade técnica e financeira, no âmbito de parcerias público-privada.

 

O Terminal de Desenvolvimento Integrado da Barra do Dande vai assegurar a reserva estratégica dos combustíveis, por estar adjacente ao terminal oceânico da Sonangol, e a reserva estratégica e segurança alimentar, por via da construção de infraestruturas para o armazenamento de produtos alimentares, incluindo os não processados.

 

Este terminal também vai garantir energia, tendo em conta o potencial dos reservatórios de hidrocarbonetos que existem nesta região, para promover a transição energética nacional.

 

O ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, acredita que poder ser um grande momento de transformação do apoio à diversificação económica e ao estabelecimento de uma vocação exportadora da economia nacional para o mundo.

 

A Comissão Económica do Conselho de Ministros aprovou também o projecto de criação de uma zona franca, com 5.700 hectares, na região da Dande, província do Bengo.

 

O Projecto de Estatuto da Sociedade de Desenvolvimento da Barra do Dande também foi aprovado pela Comissão Económina do Conselho de Ministros. Esta sociedade é anonima e será responsável pela gestão dessa zona franca.


}