MINISTÉRIO DA ECONOMIA REFORÇA ESTRATÉGIAS SOBRE AGRONEGÓCIO

1 Março 2021 | Economia | Jornal de Angola

MINISTÉRIO DA ECONOMIA REFORÇA ESTRATÉGIAS SOBRE AGRONEGÓCIO

O secretário de Estado para a Economia, Mário Caetano João, defendeu ontem, em Luanda, a necessidade do reforço da capacidade estratégica dos actores do agronegócio e da cadeia de valor a nível nacional.

 

Mário Caetano João que falava durante a abertura do Workshop via online dirigido aos governadores provinciais, e que serviu para apresentação do projecto Agro-PRODESI, realçou que o evento tem também como objectivo apresentar o programa de capacitação territorial direccionado ao reforço da parceria  público-privada para a  identificação dos obstáculos e encontrar soluções locais para o desenvolvimento inclusivo do agronegócio.



Pretende-se também identificar as cadeias de valor de cada província, bem como a  recolha de subsídios no  sentido de uma intervenção que permita aprimorar os métodos a aplicar no processo de treinamento de cada província, assim como assegurar a inclusão dos produtores nas actividades de capacitação e aumento dos investimentos nas cadeias de valor da Agricultura e Pescas.


Avançou que o Agro-PRODESI é uma iniciativa de capacitação dos actores chave no agronegócio e cadeias de valor coordenadas pelo Ministério da Economia e Planeamento em parceria com a FAO. Pretende-se também impulsionar o desenvolvimento de estratégias provinciais para a promoção das principais cadeias de valor no PRODESI alinhadas às políticas nacionais para o desenvolvimento.



O secretário de Estado avançou que a implementação do projecto vai permitir promover ligações ao longo da cadeia de valor, estimular o intercâmbio, aprendizagem e colaboração entre os actores. Desta forma, o Agro-Prodesi procura o envolvimento inclusivo com ampla participação dos sectores público- privados e académicos, assim como das organizações de produtores, cooperativas, prestadores de serviços, ONG`s e sectores da sociedade civil. A representante da FAO em Angola, Gherda Barreto, afirmou que o programa vai beneficiar 60 cooperativas e proporcionar a implementação de um Programa de Capacitação de Desenvolvimento para 60 pessoas e a melhoria do Programa de Financiamento para 20 pessoas e 20 Startups  vão também beneficiar do projecto.



Para Gherda Barreto, a contribuição dos governos provinciais vai incidir na identificação dos participantes na avaliação dos critérios de selecção e recomendar aos actores a partilha de estudos, documentos e informação sobre as cadeias de valor.


}